Factors associated with reduced muscle strength in patients with multiple myeloma
DOI:
https://doi.org/10.47320/rasbran.2025.2280Abstract
Objetivo: Avaliar a força muscular por meio da força do aperto de mão de pacientes com mieloma múltiplo e verificar a associação com variáveis sociais, nutricionais e clínicas. Método: Trata-se de um estudo transversal, com pacientes diagnosticados com mieloma múltiplo e em seguimento ambulatorial. No momento da consulta, foram coletados dados clínicos, antropométricos, Avaliação Subjetiva Global Produzida pelo Próprio Paciente, recordatório alimentar de 24h e força do aperto de mão. Os dados foram analisados por um modelo de regressão logística multivariada, no software STATA 12.0. Resultados: Foram avaliados 55 pacientes. A maioria era do sexo feminino (33; 60%), idosos (34; 61,8%) e negros (40; 72,7%). A maior parte apresentava alguma comorbidade (44; 80%), não faziam o uso de quimioterápicos (34; 61,8%), possuíam a circunferência muscular do braço reduzida (30; 54,6%) e ingestão energética e proteica inadequada. Indivíduos em uso de corticoides (OR: 18,53, IC: 2,64 – 129,81), do sexo masculino (OR: 11,89, IC: 1,65 – 85,27), e com o sintoma de falta de apetite, segundo a Avaliação Subjetiva Global Produzida pelo Próprio Paciente (OR: 10,34, IC: 1,12 – 94,93), tiveram mais chance de terem força do aperto de mão reduzida. Conclusão: Os pacientes com mieloma múltiplo que faziam o uso de corticoides, que são do sexo masculino e com falta de apetite apresentaram maior chance de redução da força muscular.
Palavras-chave: Força da Mão. Sarcopenia. Corticosteroide. Mieloma Múltiplo
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2026 Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRAN

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista se reserva no direito de efetuar, se necessário, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Ao encaminhar os originais, os autores cedem os direitos de primeira publicação para a Revista da Associação Brasileira de Nutrição e aceitam que seu trabalho seja publicado de acordo com nossa Declaração de Direito Autoral.
Os documentos publicados serão atribuídos a licença 
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.