Oficinas musicais: a utilização do lúdico e da música para Educação Alimentar e Nutricional com escolares

Palavras-chave: Educação Alimentar e Nutricional, Educação em Saúde, Música, Criança

Resumo

Objetivos: Descrever e analisar as atividades lúdicas e educativas desenvolvidas pelo Projeto de Extensão Universitária Oficinas Musicais voltadas para Educação Alimentar e Nutricional com escolares. todos: Estudo descritivo, qualitativo, de relato de experiência desenvolvida no período de agosto de 2014 a dezembro de 2016 pelo projeto Oficinas Musicais em uma escola pública para Ensino Fundamental I do Município de Macaé-RJ. Resultados: Foram realizados, em média, cinco encontros com cada turma, com duração média de uma ora cada encontro. Foram trabalhadas atividades educativas com dez turmas, sendo escolares com idade entre  cinco e quinze anos. Foram trabalhadas temáticas diversas, adequadas à necessidade do público infantil, diagnosticadas através de questionários aplicados como parte do planejamento das intervenções. Dentre as temáticas, trabalhou-se a obesidade, higiene das mãos e dos alimentos, doenças transmitidas por alimentos, produtos industrializados, entre outras. Todas as atividades contaram com a utilização de recursos lúdicos e musicais e, ao final destas, as crianças elaboravam uma paródia sobre o aprendizado adquirido. Conclusão: As atividades do projeto foram elaboradas na busca por geração de novos conhecimentos sobre alimentação e nutrição, sendo adequadas às necessidades específicas do público trabalhado. A troca de experiência entre acadêmicos e escolares com uso de recursos lúdicos e musicais foi capaz de promover trocas efetivas entre Universidade e sociedade, beneficiando a população escolar trabalhada, através do estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis.

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Biografia do Autor

Ana Paula Machado Dos Santos, Mestranda no Curso de Pós-graduação em Compostos Bioativos e Biociências - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé
Graduada em Nutrição em 2017 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ- Campus Macaé. Atualmente é mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Compostos Bioativos e Biociências (PPG-ProdBio) na UFRJ - Macaé, onde desenvolve o projeto de pesquisa intitulado "Efeitos da ingestão do suco da beterraba sobre a função endotelial e rigidez arterial em pessoas vivendo com HIV/AIDS em uso de terapia antirretroviral". É colaboradora no Grupo de Pesquisa em Nutrição e Metabolismo do Exercício (GPNutMEx). Fez parte do Projeto de Iniciação Científica e Extensão de Nutrição e HIV/AIDS durante 7 meses, onde desenvolveu seu trabalho de conclusão de curso, intitulado "Indicadores de risco cardiometabólico, nutricional e avaliação da qualidade de vida de pessoas vivendo com HIV/AIDS em assistência ambulatorial no município de Macaé-RJ", continuando como colaboradora no ano de 2017. Atuou no "Projeto de Extensão Oficinas Musicais: Promovendo Aprendizagem, Criatividade e Cidadania" durante 2 anos e 5 meses, onde foi a responsável pela criação da vertente de utilização da música para a promoção da alimentação saudável. Atuou no Projeto de Extensão Brinca que Melhora por 1 ano e 10 meses, onde recebeu premiação de melhor trabalho na categoria relato de experiência no evento "Saúde, Mídia e Informação" (2013).
Leila Brito Bergold, Docente do curso de Graduação em Enfermagem e Obstetrícia. Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé
Graduada em enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1980, concluiu o Mestrado em 2005 e o Doutorado em 2009, ambos pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ). Habilitada para o ensino de música, concluiu o Curso de Piano pelo Conservatório de Música Adventista em 1976. Graduou-se também em Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música-Centro Universitário em 1984. Iniciou formação em Terapia de Família em 1995, tendo concluído essa especialização em 1998. Aposentou-se em 2011 pelo Hospital Central do Exército (RJ), onde exerceu as funções de enfermeira e musicoterapeuta desde 1984, além de haver coordenado projetos voltados para a assistência integral da saúde e humanização hospitalar através de atividades terapêuticas que utilizam música: visitas musicais, encontros musicais, atividades terapêuticas grupais interdisciplinares e oficinas de música. Atualmente é professora adjunta do Curso de Enfermagem eObstetrícia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé, tendo iniciado suas atividades em agosto de 2011. Suas áreas de interesse são: fundamentos do cuidado de enfermagem, humanização hospitalar, Práticas Integrativas Complementares em Saúde, Musicoterapia e utilização terapêutica da música por profissionais da saúde, terapia de família, grupos terapêuticos, saúde mental, e abordagens criativas para o processo ensino-aprendizagem. É membro do Grupo de Pesquisa "Intermediação de Saberes e Práticas no Cuidado à Saúde: implicações para a enfermagem fundamental" da EEAN/UFRJ, atuando na Linha de Pesquisa "Cuidados Fundamentais e Tecnologias na Enfermagem". Coordena 2 projetos de extensão na área da saúde e cultura, articulando-os através de estratégias criativas que utilizam arte e cultura para desenvolver ações de educação em saúde e promoção da saúde: Projeto Oficinas Musicais e Projeto Brinca que Melhora. Atualmente é também coordenadora do Programa Interdisciplinar de Promoção à Saúde (PIPS), contemplado com o PROEXT 2013/2014/2015/2016, e que congrega 14 projetos da área de Enfermagem, Nutrição, Farmácia e Áreas Básicas de Saúde, voltados para realizar atividades diversas na região de Macaé, que culminam com uma Feira de Arte, Cultura e Saúde e um Seminário Interdisciplinar sobre Promoção da Saúde, eventos anuais organizados pelo PIPS.

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Publicado
2018-12-27
Como Citar
Dos Santos, A. P. M., & Bergold, L. B. (2018). Oficinas musicais: a utilização do lúdico e da música para Educação Alimentar e Nutricional com escolares. Revista Da Associação Brasileira De Nutrição - RASBRAN, 9(2), 88-93. Recuperado de https://www.rasbran.com.br/rasbran/article/view/855
Seção
Temática