Avaliação do perfil sociodemográfico, nutricional e alimentar de estudantes de nutrição de uma universidade pública em Lagarto-SE

Autores

Palavras-chave:

Comportamento alimentar, Estado nutricional Estudantes Universitários, COMPORTAMENTO ALIMENTAR, ADULTO JOVEM, FATORES SOCIOECONÔMICOS, INQUÉRITOS NUTRICIONAIS, ANTROPOMETRIA, ESTADO NUTRICIONAL, DIETA SAUDÁVEL, ESTUDOS TRANSVERSAIS, UNIVERSIDADES

Resumo

Introdução: Aspectos comportamentais, como hábitos alimentares, nível de atividade física, o tabagismo, o consumo de álcool, entre outros, são influenciados pelo ingresso do universitário na vida acadêmica, podendo afetar à sua saúde e qualidade de vida. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o comportamento alimentar e perfil nutricional de estudantes universitários do curso de nutrição de uma instituição de ensino superior pública localizada na cidade de Lagarto- Sergipe.   Métodos: trata-se de um estudo transversal, realizado com 100 estudantes de nutrição nos turnos matutino e vespertino. Foi aplicado questionário semi-estruturado relacionado ao comportamento alimentar, estilo de vida e estado nutricional. A avaliação antropométrica foi realizada através da aferição do peso, altura, pregas cutâneas bicipital, tricipital, subescapular, suprailíaca e circunferência da cintura. Tanto a aferição do peso quanto da altura dos individuos foram realizadas seguindo os critérios de Lohman. Para tabulação dos dados e formatação de gráficos ilustrativos utilizou-se o programa SPSS (versão 20.0) e Excel (versão 2007). Resultados: A maioria dos estudantes eram eutroficos (71%), apesar de mais da metade dos entrevistados serem sedentários (52%). Quanto a comparação do consumo alimentar semanal de diferentes grupos alimentares  entre os ciclos, o consumo foi de: 25% de frutas, e 28% de Legumes e verduras. Conclusão: Observaram-se várias inadequações alimentares, assim como o sedentarismo apesar de boa parte dos universitários encontrarem-se eutroficos. Além de também ter sido observado percentual importante de excesso de peso e acúmulo de gordura na região abdominal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana de Souza Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de nutrição, com ênfase em nutrição clínica. É residente no Programa de Residência Multiprofissional em  Atenção Hospitalar à Saúde do Hospital Universitário de Lagarto-SE (HUL).

Drielli de Oliveira Santos, Universidade Federal de Sergipe.

Nutricionista pela Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em nutrição clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição clínica, alimentação e saúde.

Samara Julia Moura Rodrigues, Universidade Federal de Sergipe

Nutricionista pela Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em nutrição clínica, atendimento ambulatorial.

Carolina Cunha de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) (2009), Mestre em Alimentos, Nutrição e Saúde pela UFBA (2011), Doutora em Medicina e Saúde pela UFBA. Professora Assistente I do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Sergipe (UFS) - Campus Universitário Professor Antônio Garcia Filho. Tem experiência na área de Nutrição Clínica/Ambulatorial, com ênfase em Avaliação Nutricional. Membro do Centro de Estudo e Intervenção na Área de Envelhecimento (CEIAE)/UFBA e Membro do Grupo de Pesquisa Avaliação Nutricional e Ingestão Alimentar de Minerais UFS/CNPq. Atua em pesquisa populacional envolvendo Avaliação Nutricional de Adultos e Idosos; Mini- avaliação nutricional em idosos.Obesidade; Síndrome Metabólica; Tecido Adiposo Visceral; Diâmetro Abdominal Sagital. Risco cardiometabólico global. Cintura Hipertrigliceridêmica.

 

Adriana Lucia da Costa Souza, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Nutrição pela Universidade do Estado da Bahia (2004), especialização em Segurança e Inspeção de Alimentos pela Universidade Federal da Bahia (2007), mestre do programa de pós-graduação em Ciência de Alimentos pela Universidade Federal da Bahia (2010) e doutora em Biotecnologia pela RENORBIO/UFS. Atualmente é Professora Assistente da Universidade Federal de Sergipe (UFS), membro do colegiado do curso de nutrição e do conselho do departamento de nutrição da UFS/Lagarto. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em análise sensorial de alimentos, análise físico-química de alimentos, biotecnologia de alimentos, análise microbiológica de alimentos, gestão de unidades de alimentação e nutrição e controle e qualidade de alimentos.

Referências

REFERÊNCIAS

Brasil, Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal De Saúde, Estado nutricional, insatisfação em relação ao peso atual e comportamento relacionado ao desejo de emagrecer na cidade de São Paulo; 2ª ed., São Paulo, 2010.

Nahas MV, Atividade física, Saúde e Qualidade de Vida. Londrina, 2006.

FRANCA C, COLARES V. Estudo comparativo de condutas de saúde entre universitários no início e no final do curso. Rev Saúde Pública. 2008; 42(3):420-7.

SIVA JD, SILVA ABJ, OLIVEIRA AVK, NEMER ASA. Influência do estado nutricional no risco para transtornos alimentares em estudantes de nutrição. Rev. Ciência e Saúde coletiva. 2012. 17 (12): 3399-3406.

TORAL N, SLATER B, CINTRA IP, FISBERG M. Comportamento alimentar de adolescentes em relação ao consumo de frutas e verduras. Revista de nutrição. Campinas, 2006 mai./jun; 19(3): 331-340.

BORGES CM, LIMA FILHO DO. Hábitos alimentares dos estudantes universitários: um estudo qualitativo. Marketing VII Semead [online]. 2004 [Acesso em: junho 2014] disponível em: http://www.ead.fea.usp.br/Semead/7semead/paginas/artigos%20recebidos/marketing/MKT37_-_H%E1bitos_Alimentares_dos_Estudantes_Uni.PDF

Lohman TG, Anthropometric Standardization Reference Manual, Portland: Human Kinetics Pub, 1988

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Obesity: preventing and managing the global epidemic. Report of a WHO Consulation on obesity. Geneva: World Health Organization, 1998.

Dumith SC, Rombaldl AJ, Ramires VV, Correa LQ, Souza MJA, Reichert FF, associação entre gordura corporal relativa e índice de massa corporal, circunferência da cintura, razão cintura-quadril e razão cintura-estatura em adultos jovens. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde 2009; Volume 14, Número 3

Gasparetto RM, Silva RCC, Perfil antropométrico dos universitários dos cursos de nutrição, enfermagem, fisioterapia e educação física do Centro Universitário La Salle, Canoas /RS, Rev. Assoc. Bras. Nutr.2012 jan-jun (4) 29-33.

Vieira VCR, Priore SE, Ribeiro SMR, Franceschini SCC, Almeida LP. Perfil socioeconômico, nutricional e de saúde de adolescentes recém-ingressos em uma universidade pública brasileira. Rev. Nutr. Campinas, 2002 set./dez. 15(3):273-282.

BOSI MLM, LUIS RR, MORGADO CMC, COSTA MLS, CARVALHO RJ. Autopercepção da imagem corporal entre estudantes de nutrição: um estudo no município do Rio de Janeiro. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, Rio de Janeiro, 2006. v.55, n. 2, p. 108-113.

MALTA DC, SILVA JB. O Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis no Brasil e a definição das metas globais para o enfrentamento dessas doenças até 2025: uma revisão. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, 2013 jan/mar; 22(1): 151-164.

ARAKI EL, PHILIPPI ST, MARTINEZ MF, ESTIMA CCP, LEAL GV, ALVARENGA MS. Padrão de refeições realizadas por adolescentes que freqüentam escolas técnicas de São Paulo. Rev Paul Pediatr. São Paulo, 2011. 29(2):164-70.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-01-19

Como Citar

Oliveira, J. de S., Santos, D. de O., Rodrigues, S. J. M., de Oliveira, C. C., & Souza, A. L. da C. (2018). Avaliação do perfil sociodemográfico, nutricional e alimentar de estudantes de nutrição de uma universidade pública em Lagarto-SE. Revista Da Associação Brasileira De Nutrição - RASBRAN, 8(2), 37–42. Recuperado de https://www.rasbran.com.br/rasbran/article/view/465

Edição

Seção

Artigos Originais