Valores práticos para avaliação de micronutrientes no atendimento nutricional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47320/rasbran.2023.2619

Resumo

Introdução: As Dietary Reference Intakes (DRI) são um conjunto de quatro categorias de valores utilizados para o planejamento e avaliação de dietas para indivíduos saudáveis. Tendo como base as recomendações das DRI e o consumo habitual, é possível calcular a probabilidade de adequação ou inadequação da ingestão. O cálculo de probabilidade apresenta relativa complexidade, o que dificulta a aplicação deste conhecimento na prática do nutricionista. Objetivo: Apresentar valores teóricos para avaliação da adequação de ingestão de micronutrientes por indivíduos adultos. Método: Para o cálculo de adequação, foram considerados os valores de desvio-padrão intrapessoal da ingestão de nutrientes obtidos a partir de dados nacionais, provenientes do estudo ISA-Capital. Foi adotado o nível de confiabilidade de 70%, correspondente ao valor de Z 0,5, classificando-se valores acima deste nível como ingestão habitual adequada. Resultados: Foram obtidos valores de ingestão individual de vitamina E, vitamina B6, tiamina, riboflavina, cálcio, magnésio, ferro, zinco, folato e niacina nutrientes, com base em registro alimentar de 3 dias, para o sexo masculino e feminino, segundo estágio de vida. Conclusão: Os valores apresentados, baseados em dados nacionais, são úteis para que o nutricionista possa avaliar, com maior facilidade e agilidade, a adequação da ingestão de micronutrientes por indivíduos, no contexto prático do atendimento nutricional.

Palavras-chave: Consumo alimentar. Recomendações nutricionais. Avaliação nutricional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Almada Colucci Paternez, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Nutricionista, Mestre e Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Docente do Curso de Nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Mariana Correia Stevenson Braga, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Nutricionista graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Downloads

Publicado

2023-09-11

Como Citar

Almada Colucci Paternez, A. C., & Correia Stevenson Braga, M. (2023). Valores práticos para avaliação de micronutrientes no atendimento nutricional. Revista Da Associação Brasileira De Nutrição - RASBRAN, 14(1), 1–7. https://doi.org/10.47320/rasbran.2023.2619

Edição

Seção

Artigos Originais